Inicio / Ecologia e Meio ambiente / Índice de suicídio entre indígenas é o maior dos últimos 28 anos

Índice de suicídio entre indígenas é o maior dos últimos 28 anos

 (Monique Renne/Esp. CB/D.A Press)Disputa por território ainda é um dos principais motivos para o aumento da violência contra indígenas no Brasil

A cada cinco dias um índio cometeu suicídio no Brasil em 2013. O dado é da Secretaria de Saúde Indígena e é apontado no Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas divulgado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) nesta quinta-feira (17/7). O levantamento é realizado há 20 anos com base nas polícias judiciárias estadual e federal, além de dados do governo e de notícias veiculadas pela imprensa.

Apenas no Mato Grosso do Sul foram registrados 73 casos de suicídio. Desses, 72 eram do povo Guarani-Kaiowá, a maioria com idade entre 15 e 30 anos. O número praticamente triplicou na última década. Entre os anos de 1986 a 1997 foram contabilizados 244 suicídios entre os indígenas no estado, contra 684 mortes entre os anos de 2000 e 2013.

O levantamento traz informações sobre invasões, exploração ilegal de recursos naturais em terras indígenas, informações sobre assassinatos, ameaça de morte, homicídio culposo, lesão corporal, racismo, discriminação e violência sexual, tanto envolvendo grupos indígenas contatados, quanto relacionados a povos que vivem em situação de isolamento ou de pouco contato no Brasil.

Violência no campo

Os dados de violência que abarcam conflitos fundiários demonstram que os indígenas protagonizam as estatísticas de agressões e assassinatos relacionados à disputa por terras no país. De acordo com o CIMI, em 2012 houve aumento de 237% nos casos de violação de direitos contra os povos indígenas. Os conflitos territoriais ainda são um dos principais motivos pelo avanço da violência.

Fonte: correio baziliense

Adriana

About Adriana

Adriana
Socióloga, dedicada al servicio de proyectos como La Revlución de la Cuchara, el Pacto Mundial Consciente y otros que tienen en común el objetivo de proteger la Madre Tierra.

Te puede interesar además

Crise de abastecimento de água em São Paulo

A falta de água esta afetando o gigante. Se sabia que um dia chegaria este dia, que muitos analistas já previram, que muitos amantes da natureza temiam, e que cientistas e sociólogos esperavam temerosos.